Manutenção em dia ajuda a evitar aumentos no Condomínio
10/07/2015 13:05
Condomínios são repletos de itens e equipamentos que demandam constante manutenção. Elevadores, bombas de todo tipo, portas e portões, equipamentos elétricos etc.
Muitas vezes somos surpreendidos com a necessidade de rateios extras para a aquisição de algum desses equipamentos ou para o pagamento de um determinado item que se quebrou e tem alto custo como, por exemplo, uma placa de elevador que pode custar alguns milhares de reais.
É de extrema importância o respeito às manutenções periódicas observando-se os períodos indicados pelos fabricantes para que se mantenha ou aumente a vida útil desses equipamentos.
Mais do que isso. O correto controle de cada item do condomínio e das intervenções técnicas ajuda o síndico a planejar a compra de equipamentos novos e até mesmo para saber se a manutenção está sendo feita corretamente ou se determinada peça quebrada está dentro do período de garantia evitando-se gastos desnecessários.
Sem isso, certamente há o risco de fornecedores não tão honestos, trocarem peças desnecessárias e cobrar por itens ainda dentro do período de garantia, mas sem controle pelo condomínio.
Da mesma forma, diversos outros itens merecem atenção e precisam ser rigorosamente controlados, obedecendo-se normas legais e o constante cuidado com a preservação da saúde dos moradores. Assim, há necessidade de manutenções periódicas, análises e limpezas, tais como a limpeza das caixas d’água e análise da sua potabilidade, balneabilidade e PH das piscinas, medição ôhmica, RIA dos elevadores e vários outros.
Tendo um bom controle de todas as manutenções e revisões necessárias, além do corpo diretivo do condomínio conseguir minimizar o impacto de gastos extraordinários, poderá também fazer uma melhor previsão orçamentária considerando o custo de cada um desses itens nos períodos apropriados.
Questão de suma importância relativa à boa manutenção muitas vezes negligenciada por síndicos e moradores é o quanto essa manutenção influencia no valor de venda dos imóveis. Vale a pena ter atenção na manutenção.
(Texto elabora por Marcelo Claudio do Carmo Duarte, advogado e gestor de condomínios)
Artigo publicado no Jornal do Cambuci & Aclimação em 03/07/2015 Clique aqui para ver a publicação